segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Meu primeiro Cd solo - O Boogie do Milênio




SOBRE   O  CD  “O BOOGIE DO MILÊNIO”

                                                                                                       
O que falar do Blues? Blues é sinônimo de emoção, que vem do fundo do coração e da alma. Para o músico de blues é quase que uma filosofia de vida. Ele toca com vontade, se integra realmente com o espírito do blues e consegue assim transmitir a quem ouve uma energia muito forte e contagiante, ou seja, a verdadeira essência do blues.
O boogie woogie veio do blues e carrega este lado fundamental do verdadeiro intérprete do blues...o sentimento, algo que não se aprende na escola mas que será cultivado por toda a vida, toda vez que esse estilo for tocado.
Certo dia um casal estrangeiro se entusiasmou com meu estilo blues/boogie no piano e fui convidado a gravar um CD para ser lançado na Europa. Me apelidaram Morris Britt e realmente o projeto acabou fazendo muito sucesso por lá. Lançado no ano 2000 inventaram um trocadilho sugestivo para o título do disco – O Boogie do Milênio - e uma tiragem limitada chegou por aqui. Não existe nas lojas brasileiras, mas continua amplamente utilizado nas palestras culturais, sonorização de comerciais de rádio e TV e aulas para estudantes de jazz.
Sempre apreciei tocar o boogie woogie. Pesquisei muito e nas palestras explicamos tratar-se de um estilo basicamente instrumental, geralmente ao piano, e que teve seu apogeu nos anos 1930 e 1940. Os pianistas de blues o utilizavam para melhor animar os ouvintes, graças à levada constante da mão esquerda, deixando a direita livre para solos e improvisos.O blues agitado ( rhythm and blues ) que é o boogie woogie, que por sua vez teve papel fundamental na origem do rock’n roll, se apóia em acordes naturais que  costumam proporcionar uma sensação de falsa simplicidade, ou seja, quem ouve julga ser fácil de tocar mas se complica quando senta ao piano. Daí então “O Boogie do Milênio” é o típico Cd que, apesar de seu clima nostálgico e ao contrário de muitos, quanto mais se ouve, mais se descobre sons e novidades e, consequentemente, passa-se a apreciá-lo melhor.

Faixas boogie do CD “O Boogie do Milênio” :

- Del Boogie - uma adaptação do célebre baião brasileiro “Delicado” e que entusiasmou ao produtores para a elaboração do disco.

- C. Cow Blues - uma versão de “Cow Cow Boogie”, tema  de um curta-metragem que apresenta uma crioulinha cantando no faroeste .

- Beat Me Daddy, Eight to the Bar - conta a estória de um pianista que enlouquece a platéia com seu toque e ninguém fica sem dançar. Lá no Texas “beat me daddy” é uma gíria que significa “manda ver!”, ”é isso aí!” e “eight to the bar” é como os músicos brancos chamam o boogie woogie.

- In ‘C’ Dental Boogie - um boogie woogie típico.

- Bumble Bee Boogie - versão boogie do clássico russo “O Vôo da Abelha”.

-  Uncle Asdrubal’s Boogie Lesson – outro típico boogie woogie..

Bonus Tracks:

-  Nature Love Call  - novo arranjo da original “Indian Love Call ”.

- These Remind Me of 1962 - é uma homenagem encima de “I’ll Touch A Star” onde encaixamos trechos de temas consagrados como “The First Hurt”, “O Vento Levou” e “Stardust”.

- Peacefully After Underaged Love Affair - um blues/country com solo/improviso do piano lembrando o saudoso Ray Charles.

-  Ghost Riders in the Sky – uma versão vibrante de “Cavaleiros do Céu”.

-  Blues on Mogi River – um extenso blues .

-  Whispering- um antigo sucesso na moda dos anos 1960.

-  Let’s Go – moderno cover do sucesso de Floyd Cramer

-  E>Z St. – adaptação do blues pesado “Easy Street”.

-  Jealowist – uma versão twist de Jalousie”, famoso tango francês

-  What’d I Say – versão instrumental do sucesso de Ray Charles.

mauriciocamargobrito@hotmail.com



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial