terça-feira, 21 de agosto de 2012

Elvis Presley e "Feelings"

AOS FÃS DO ELVIS, AQUI VAI MAIS UMA ELUCIDAÇÃO, ADIANTANDO O QUE PUBLICAREMOS NO FUTURO.
O saudoso cantor, violonista e compositor Luís Floriano Bonfá, falecido em 2001 em quase total esquecimento no Brasil, foi um dos precursores da bossa ...
nova. Inclusive foi quem compôs a trilha sonora do aclamado filme "Orfeu Negro" de1959 com a canção “Manhã de Carnaval”, levantando o prêmio no Festival de Cannes, Oscar, Globo de Ouro e BAFTA. Luís Bonfá ostenta efetivamente o título de único compositor brasileiro a ter uma música gravada por Elvis Presley, embora sempre tenha se especulado que a gravadíssima “Feelings” de 1973, de Morris Albert, também esteja incluída no repertório inédito de Elvis.
Morris Albert (aliás, o carioca Maurício Alberto Kaiserman), há tempos vem alardeando que sua canção um dia ainda será mostrada na voz de Elvis. Só não diz quando. De certo mesmo, a incrível semelhança da sua “Feelings” com a canção francesa “Pour Toi” de Louis Gaste dos anos 1950, levando a Suprema Corte da Califórnia a declará-la plágio. A rigorosa Corte apenas esqueceu que, para sua obra, o sr. Gaste também copiou da música “Artistry in Rhythm” de Stan Kenton, que por sua vez parece-se muito com um trecho de “Daphnis et Chloe” de Maurice Ravel. A mesma grade musical de "Feelings" também já havia sido chupada para sonorizar um desenho animado comercial no Brasil com os personagens da Turma da Mônica e do elefante da Cica (uma indústria de produtos alimentïcios). A letra era: “♪...Monica, abrace o elefante, e veja num instante... ♪”, ao som da mesma melodia de "Fellings". Não houve questionamento judicial no Brasil.
Como nada se cria, tudo se copia, já dizia o velho filósofo, e imitações à parte, Maurício Camargo Brito, o músico autor do livro "Elvis. Mito & Realidade", e que sempre apreciou as gravações de Morris Albert, um cara que vendeu quase 200 milhões de discos em mais de meia centena de países, no ano 2000 teve apresentado no seu primeiro Cd solo, O Boogie do Milênio, incidentalmente como o pianista Morris Britt.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial